É isso aí!

Li em algum lugar que há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe,

deve haver algo que nos faça feliz.

Martha Medeiros

quarta-feira, 5 de março de 2014

As plantas da minha casa

Oi gente...hj ta com uma cara de segunda feira, num tá? rsss
Olha, algumas vizinhas já me pediram pra eu falar ou sugerir tipos plantas para ambientes internos.
Meu...num entendo nada disso não!!! kkkkkk
A minha sala, ja teve 4 espécies...e nenhuma delas vingou...vou mostrar pra vcs peraí





As plantinhas do terraço estão indo muito bem!










Agora as plantas da sala...só por Deus!

Tive essa  q não me lembro o nome, mas q semana passada eu botei na sacada pra ver se ela consegue se recuperar...olhem a situação







Aí tive esse bambú da sorte q ta nesse vasinho baixo, claro e começou a morrer tb...troquei de vaso, coloquei no quintalzinho e agora ta quase da minha altura...só q no quintalzinho... :(






Essa aqui de baixo é uma Zamioculca q falam q é pra interiores...mas na minha sala não rolou, começou a desbotar, ficar amareladam aí coloquei na sacada e onde eu to colocando o braço, são as folhas novas q sairam...mas na sacada, não dentro de casa :(





E a Rafis móooooorreu!!!




Quero muito acertar numa espécie pra minha sala que fique viçosa e linda...vou continuar tentando e qq sugestão será muito bem vinda gente! Mas eu sou a pessoa menos indicada pra sugerir plantinhas pra interiores, pq não tive sorte com nenhuma.

Num sou uma exterminadora de plantas de sala não gente! rssss...tento cuidar direitinho, águo, coloco substrato, veneno de plantas pra matar as pragas, adubo e tal...mas sei lá o q acontece!

E sala sem planta, parece q ta faltando alguma coisa né...queria tanto uma bonitona pra minha...

Continuar tentando...uma hora eu chego lá!

Bjokas!!!

53 comentários:

  1. Amiga, como uma plantinha tem o poder de encantar! Amo verde!
    A minha da sala é a ráphis, já tenho-a à anos, e graças a Deus ela se deu bem internamente, agora já tive duas espécies na sacada que não vingaram, que foi o bambu-mossô e uma palmeira, snif... Acho que é por causa do vento, sei-lá... Dei pra mamãe, e a palmeira esta toda viçosa na varanda da casa dela. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai entender né Ro...aqui as plantas não vingam na sala, mas na sacada vão de vento em popa...mas eu não desisto não, um dia vou encontrar uma q fique lindona aqui, q nem a rafis fica na sua linda sala! Bjks amiga!

      Excluir
  2. Katia, tuas plantas estão lindas. Como ainda não tenho casa não entendo nada de planta...heeheh. Lá em casa é minha mãe que cuida, vamos ver se eu vou conseguir manter umas vivas quando eu me mudar.
    Abraço

    http://acasadaclaudia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Claudia, vc ta construindo uma casa linda, vai dar pra fazer um projeto paisagístico da hora né amiga? Aí os profissionais já te dão umas dicas tb. Eu fico me virando aqui pelo google e pelas dicas das amigas, se não fosse a sala, diria q até to indo bem...mas fico triste de não ter conseguido sucesso com nenhuma plantinha na minha sala...o jeito é continuar tentando né amiga? Bjks

      Excluir
  3. Lindas as suas plantinhas. Sabe que eu não levo jeito, acho até que as plantas não gostam de mim, sempre quis ter muitas flores em ksa, mas na boa... elas sempre morrem...amei as suas, estão lindas, dão "vida" a casa da gente...

    Deus te abençoe, bjks no coração

    Luciana

    www.ovelhacorderosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostam sim amiga, pq não gostariam? É q a gente num acertou ainda, mas na hora q acertarmos, aí o negócio vai fluir de vez, amém!!! kkkkk...bjs

      Excluir
  4. Kkkkkkk Ai, Katita... Tu tá igual a mim, tentando plantas na sala por tentativa e erro! Rsrs
    Um dia a gente consegue, filha!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Dani, pois é né? Tomara q a próxima tentativa, seja a última e que de certo, senão marido me esgana! rsss...bjs

      Excluir
  5. Oi katia.
    Não vejo a hora de colocar minhas plantinhas na casa nova. Acho que tenho a mão boa, as plantinhas demoram morrer comigo, mas tb não conheço muitas espécies e o pouco que sei tb é pesquisando na net. Adoro verde e não vou abrir mão de várias plantinhas na casa, pois é como vc disse, sala sem planta não é uma sala completa. E tomara que um dia vc encontre uma planta que dure na sua sala maravilhosa! As plantas do seu terraço estão bem lindas! Beijos! Deivi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To vendo as diquinhas das amigas aqui Deivi, acho q vão me ajudar muito! Tomara né? Bjks amiga!

      Excluir
  6. Olá Kátia!!!

    Amiga, eu adoro plantas. Já tive minha varanda cheia, e diga-se de passagem tenho o dedo verde para cuidar de plantas. só tem um problema: não tenho tempo nenhum para cuidar das bichinhas e aí tive que acabar com as minhas. Trabalho o dia todo e a noite fazia faculdade. Agora estou no mestrado e ai não paro em casa, também não tenho secretária. A primeira planta que vc mostrou chama-se Hera, ela é muito difícil de cuidar e nem todo mundo dá sorte com ela. Para dentro de casa as mais indicadas são as palmeiras e a ráphis é uma delas, a sua morreu provavelmente por causa das pedrinhas que vc colocou no vaso, não são muito recomendadas. Notei que em quase todos os seus vasos tem os seixos e eles prejudicam as plantas. O bambu mossô é muito bonito mais com o tempo ele fica galhudo e aí vc tem que podar.

    Cheiroooooooooooooo e boa sorte com as verdinhas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!! Obrigada Sandra...vou tirar as pedrinha então e vou tentar a Rafis de novo...ai, será??? Adorei as dicas...queria tanto ter o dedo verde tb...rssss...bjs Sandrinha, obrigada mesmo!!!

      Excluir
  7. Katia minha vizinha eu tenho algumas plantinha mas tudo no quintal dentro de casa não dou sorte não ai agora desisti e deixo la na varanda mesmo rsss. bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai amiga...vou continuar tentando, queria tanto...beijinhos!

      Excluir
  8. Oi Katia,
    Eu andei comprando algumas, vamos ver...estou tentando cuidar direitinho.
    Suas plantas são lindas, tomara que você encontre uma que goste da sala.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te ouça Nina! Depois mostre as suas pra gente se inspirar, adoro a sua casa! Bjsss

      Excluir
  9. Ai aqui em casa elas tb nao duram dentro de casa =/ Ganhei uma linda do meu marido mas ela nao aguentou o calorzao nem no quintal!!!
    Dificil, mas vamos tentando....
    Beijs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Katita....
    Que chato quando queremos muito dar aquele ar de beleza e que só mesmo as plantas naturais carregam e nada dá certo, né?!
    Já tive ráphis na sala que é muito bem iluminada e colocava águinha, trocava terra, adubava, substrato....mas, nesse ano me obriguei a colocá-la pra rua, para ver se não perdia a muda.
    MAS, vou também tentando....até o dia que me render e abrir a mão e investir em uma artificial mesmo....até porque tenho visto umas tão lindas que só fazendo feito criança, com os olhinhos nas pontas dos dedos, tocando pra ver!
    Beijos, querida.
    Patrícia Fagundes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Pati...não sou contra vasinhos artificiais não, tenho vários em casa...mas planta alta, prefiro as naturais...já tive um bambu mosso artificial aqui q ia até o teto...mas as folhas não eram naturais, eu não gostei...posso até tentar um dia um artificial alta...mas tem q enganar até eu! rssss...Bjsss

      Excluir
  11. Oi Ka!
    Linda suas plantas!!!
    Amei as flores brancas, transmite suavidade né!
    Sabe que dizem que as plantas que morrem do nada dentro de casa é por causa do olho grande!! rsrs
    Elas sugam para si essa negatividade e morrem... acho que é verdade mesmo, porque no apê eu comprei duas plantas para interiores, uma rafis e a outra não recordo o nome, estavam verdes, depois de eu receber algumas vezes visitas indesejáveis, elas começaram a queimar as bordas e logo morreram, aff... antes elas do que eu, kkk
    Dai comprei novamente duas plantas para substituir e evitei essas visitas, tenho elas até hoje e estão aqui na casa verdes!
    Detalhe, uma dessas visitas indesejáveis já veio aqui na casa e a plantinha queimou, dai cortei logo as pontas e está bem!!
    Querendo ou não as plantas são seres vivos, captam as energias do ambiente né!!
    Você tem que comprar uma comigo ninguém pode e colocar próximo a porta amiga... rsrs
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi Grazi...será??? Bota medo em mim não amiga! Ui!!!! Deus me livre!
      Poxa...geralmente as pessoas q recebo aqui são tão do bem...pelo menos eu acho né...vou começar a observar agora!
      Obrigada pelo toque amiga! Bjsss

      Excluir
    2. Ah,eu passei a acreditar nisso viu...
      Eu tinha uma samambaia há anos,que era da minha mãe,sempre muito linda!
      Um certo dia,passou uma vizinha que nunca havia entrado na minha casa,ai ela viu meu marido chegando do trabalho e perguntou por mim...eu estava perto de ter neném,ele a convidou para entrar...a primeira coisa que ela fez foi colocar a mão na minha samambaia que ficava na entrada da casa e disse assim"que linda,tão verdinha"no outro dia pela manhã todas as folhinhas estavam secas,de fazer barulho,como se estive sem água e exposta ao sol por anos.Não compreendi mesmo,pq nem deu pra ver a bichinha murchar,secou direto!

      Excluir
    3. Meodeos!!!! Poxa e eu elogio tanto qdo vejo uma planta bonita...afff, nem vou elogiar mais...mas acho q isso pode acontecer qdo a pessoa ta com o coração carregado né? Fiquei com dó da sua samambaia...adoro samabaias Jack...só acho difícil de cuidar...ainda bem q essa pessoa não pos a mão na sua barriga...como pode alguém ser tão carregado? Deus me livre! Bjoks!!!

      Excluir
  12. Amei as plantinhas!!! Eu tenho uma mudinha daquela branquinha, que eu acho que é petúnia. Está cheia de flores também, ficou só com uma flor por um tempo, mas agora está florindo sempre, quando uma flor morre logo outras 3 nascem no lugar. Mas não consigo ter muitas plantas porque minha cachorrinha destruidora acaba com todas, não sei como ensiná-la a parar.
    Amo plantas...e ah... teu blog é lindo, sua casa está uma graça que só. Inspiração pura pra minha casa ainda sem decoração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, obrigada pelo carinho...ah, então é petúnia q se chama? A minha tá cheinha de flores...uma graça! Q bom q o bloguinho te inspira, eu tb já me inspirei em tantos...a casinha foi melhorando de tanto q eu navegava neles...é bom amiga...a gente aprende tanta coisa! Bjsss

      Excluir
  13. Suas plantinhas estão lindas amiga! Pena que eu não posso te ajudar, sou uma negação pra plantas, aqui em casa é tudo artificial hihi. Mas quem sabe um dia isso muda. Eu não sabia fazer bolo, depois que reformamos a cozinha to sendo uma boleira, padeira de mão cheia kkkk. To precisando de uma motivada né?
    Bjus gata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....marido tem q aproveitar enquanto vc ta com a corda toda né? Bjsss

      Excluir
  14. Oi Katia!
    Eu tb não entendo nada nada de plantas!
    Será que nas lojas não te dão sugestões boas não?
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As plantas q tive na sala foram sugeridas pela net e tb por lojas Ana...mesmo assim não virou, talvez eu tenha deixado alguma coisa passar...vou ficar mais atenta daqui pra frente. Bjks!

      Excluir
  15. Oi!!! Katia, eu trabalho com plantas... a Raphis fica muito bem internamente, ela é de sombra, e não pode regar muito... aliás, a maioria interna, não pode colocar muita água, tem que manter a terra umida, não molhada, regar só umas 2 vezes por semana dependendo do clima. Outra que tb fica bem é Licuala, ou bambu mossó...entre outras...se puder te ajudar, depois vou ver mais opções para vc... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Josi! Fui olhar e ela realmente é muito linda!!! Aí pesquisando, acabei caindo no Blog da Alê (Construindo um Castelinho) e ela fez um post justamente sobre plantas de interiores, q sorte...por isso q eu amo a blogsfera. Obrigada demais pela dica Josi, adorei! Bjsss

      http://oterceirosonho.blogspot.com.br/2012/08/plantas-para-sombra-e-jardins-internos.html

      Excluir
  16. São lindas suas plantinhas. Não entendo nada, mas será que não é a ventilação? É bem ventilada a sala? Estranho, não conseguirem ficar em casa, será que não é o tipo de planta, talvez não seja adequada para este ambiente.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris...nossa essa sala aqui de casa, pega bastante vento...a porta da saca ta sempre semi aberta...acho q não é a ventilação não...até pode ser sabe o q tb? A iluminação artificial q aqui usamos bastante... bjs

      Excluir
  17. Ai katia somos duas... marido já fala quando fico olhando planta de verdade.. " lu nem pensar, só planta de plastico lá em casa"..kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q mal!!! kkkkk...poxa, nem sempre acertamos de 1ª né Lu...mas quem sabe depois da 20ª a gente acerta em uma? kkkkk...bjs

      Excluir
  18. Oiee. uma planta faz muita diferença neh...eu não entendo nadinha de planta, mas acho lindas, ganhei uma violeta em uma palestra que eu fiz e quem cuida é minha vizinha, porque eu não tenho tempo e minha mãe não sabe. rsrsrs.

    Bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz diferença sim Eli! Ah mas se vcs vão ficar o dia todo fora...o melhor é investir nas artificiais mesmo...senão é dinheiro jogado fora né! Bjsss

      Excluir
  19. oi katia tenho uma dica a PATA DE ELEFANTE...ela não é muito barata mais otima para ambiente com pouca luz interna e sem falar que é linda.
    se quiser te mostro depois eu tenho dela .
    mas não desista plantas em casa é VIDA REAL.
    por aqui como diz marido já faz parte da cesta basica da familia.rsrrsrs
    beijocas,sejamos gentil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...eu conheço Pata de Elefante! Acho muito bonita mesmo...se bem q ja vi umas bem feinhas, acho q por falta de cuidado, será q era uma Katia q cuidava delas? rsssss...q bom q vc leva jeito amiga...um dia eu chego lá! Bjsss

      Excluir
  20. Nossa quantas plantinhas lindas, amo!!! Minha pata de elefante está na terra mesmo, e se deu bem a danadinha pra minha alegria! E realmente, casa sem planta parece q tá faltando alg né! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Re! Uma vez eu vi uma pata de elefante linda...em um consultório dentário...mas tava num jardim de inverno...será q dentro de casa rola...tenho medo de gastar uma dinheirama na planta, vaso e tal e num vingar...mas se vingasse...ficaria show hein? Bjokas

      Excluir
  21. rsrs oi katia, apesar delas não ter "vingado" na sala elas estão muito lindas no seu terraço!!
    Eu também adoro plantas, tinha várias lá na área externa de casa, até chegar nosso filhote peludo e comer tudoooo, rsrs acredita que até minhas pimentas ele comeu? rsrs estavam tão lindinhas... agora to sem nenhuma plantinha lá em casa, to pensando em comprar umas artificiais para colocar lá dentro, rsrs já que também não consigo deixar as plantas lindinhas quando deixo lá dentro, e lá fora nem pensar só se for a 2 m de altura, rsrsrsrs
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai esses peludinhos hein amiga...enchem a casinha de alegria, mas aprontam bem tb né? Danadinhos!!! rsss
      Veja se consegue uma a prova de peludos herbivoros rssss...bjs

      Excluir
  22. Katia, minha flor, que alegria recebê-la em Meu Doce Lar!
    Sempre que vejo sua carinha lá, toda sorridente, sorrio também! :-)
    Obrigada, viu?

    Peço perdão pela ausência, mas devido ao afastamento de uma semana do blog, somente agora estou conseguindo começar a colocar as visitas em dia, viu?
    Olha, infelizmente não entende muito de plantas, não, também, mas corri para o "Jardineiro Google" (rs) e pesquisei pra você.
    Veja o que encontrei:

    http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/plantas_ambientes_internos_album.htm

    Espero que goste e que você tenha um final de semana tão abençoado quanto você
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai q linda vc Karin! Obrigada pela gentileza em se dar o trabalho de pesquisar pra mim, q linda....claro q gostei e até salvei! Bjs e tenha um lindo final de semana...aqui ta chovendo...bom pra ficar quietinha em casa curtindo a família :)

      Bjs

      Excluir
  23. Adoro seu terraço...aliás amiga,toda sua casa é um encanto!
    Suas plantas estão lindonas,pena que sua rafis morreu...dizem que ela não pode ficar trocando de lugar!
    Eu gosto muito de plantas...espero agora ter tempo para cuidar,pois isso requer dedicação!
    bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Nossa e na sua casona o q não vai faltar é espaço pra colocar uma plantinha né? Uma não...váaaarias! Q delícia! Vai aprendendo aí com os nossos erros q quando chegar a sua vez, vc já vai saber o q fazer. Bjokas...to devendo visita...daqui a pouquinho passo lá tá?

      Excluir
  24. É, Kátia! As plantas, p/ se desenvolverem, realmente precisam de claridade e um pouquinho de sol. Até mesmo a zamioculca. Eu tenho 3 em casa, e tô fazendo uma experiência c/ elas. Coloquei uma na lavanderia, bem em frente à janela, onde bate o solzinho da manhã; Outra, coloquei na garagem, mas não pega sol. E a terceira coloquei em cima de uma mureta, no meio de outras plantas, tbém na garagem. As duas que pegam sol, estão indo que é uma maravilha, mas a que não pega nada de sol, está bem feia, e a folhas começaram a quebrar. O pessoal dos viveiros dizem que elas não podem pegar sol, mas se não pegam, não se desenvolvem. A rosa do deserto é outra que esse pessoal insiste em dizer que é p/ aguar somente 2 vezes por semana. Mentira! Essa planta já se adaptou ao clima brasileiro, e aqui não é deserto. Portanto, a planta deve ficar no sol, sim, mas deve ser aguada praticamente todos os dias. Então, é muito difícil manter uma planta bonita dentro de casa. Essas plantas que vemos dentro de casa em novelas e em revistas, são cuidadas por pessoas especializadas. E são trocadas sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razão Hiolanda...ai...só me resta encontrar uma artificial mas com cara de muiiiito natura pra colocar aqui...pelo menos deixo de me preocupar com os cuidados.. :(

      bjs e obrigada pelas dicas preciosas!

      Excluir
  25. Lá em casa, conseguiram matar a ráfia...planta suuuuper resistente e muito difícil de matar. E olhe que estava na varanda do apê. Não mantemos palntas lá, porque definitivamente, as meninas não tem dedo verde. Na praia, a minha Zamioculca não vai pra frente de jeito nenhum, mas o restante do jardim, está sempre em dia. Morro de saudades das minhas plantas, mas quem cuida, quando estamos no Brasil, é o marido...hohoho. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um verdinho em casa é sempre muito bem vindo Taia...eu tb não levo jeito, mas to insistindo pq acho lindo...e como to em casa, vou fazendo alguns experimentos..uns mais felizes q outros, mas enfim, faz parte do aprendizado. Bjokas!!!

      Excluir
  26. Adoro plantas na casa. No momento só temos uma orquídea, o resto morreu tudoooo... snif...
    Até o jardim de inverno tem que ser refeito...rs
    Eu não posso dar pitaco, porque como viu, não sou muito boa. Namorido leva bastante jeito... as do lado de fora estão lindas!

    ResponderExcluir

Olá! Vão entrando e sentando q já, já sai um cafezinho viu? Fiquem a vontade!